terça-feira, 31 de agosto de 2010

Carta aberta à comunidade acadêmica da Unimesp/FIG

Os professores da Unifig mais uma vez sofrem com atrasos nos pagamentos. Dessa vez a Instituição não pagou as férias na data prevista pela CLT, ou seja, 48 horas antes de seu início. Atrasaram um mês, pedindo tolerância e compreensão aos professores, porém no dia 05/08/2010 pagaram apenas 60% daquilo que era devido.
A justificativa é novamente dificuldade financeira, solicitação de empréstimo e pouca procura por vagas, o que também não é novidade. Os gestores da FIG, por sua vez, solicitaram aos professores que colaborem no sentido de trazer mais alunos, com vistas a recuperar a instituição. Como se fosse possível transferir essa responsabilidade para o corpo docente.
Caberia perguntar à FIG se ela permitiria aos alunos, parte diretamente interessada, se podem pagar 60% das mensalidades? Ou aos professores, se podem dar 60% das aulas? Ou ainda pagar apenas 60% de suas contas?
O pior é que o problema se repete por inteiro, pois ao cobrarem uma posição, os professores são informados laconicamente de que não há previsão para os pagamentos. Soma-se a isso mais uma preocupação: haverá pagamento no quinto dia útil? Por outro lado, mesmo descumprindo o contrato de trabalho a instituição cobra o cumprimento de horário do professor e ainda ameaça com a volta do ponto eletrônico.
O Sinpro Guarulhos convocou a mantenedora para uma reunião de tentativa direta para quinta-feira, dia 02 de setembro. E informará os professores sobre o resultado dessa reunião em seguida.
Precisamos, contudo, ficar em estado de mobilização. Conversar com os colegas e alunos, pois caso não haja pagamento dos 40% atrasados e dos salários, teremos que responder a mais esse desmando. Nesse caso, só a paralisação poderá mostrar aos mantenedores que é hora dessa situação acabar!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Sindicalize-se e fortaleça seu sindicato.

3 comentários:

Anônimo disse...

Já passou dá hora dos mantenedores da Fig tomarem vergonha na cara pois não pagam seus professores nem funcionarios, tratam- nos com a maior falta de respeito pois nem uma satisfação sobre o pagamento nós recebemos. Sem falar que as mensalidades estaram mais altas no proximo semestre.

Anônimo disse...

É uma pena a vergonha que a institui~çao esta fazendo com todos sendo que os mais prejudicados são os alunos, tem que por fogo nesta bagunça cambada de ladrões

Anônimo disse...

Que porcaria de escola sem contar a coordenação Da Elaine da escola Cig só se for louco para colocar seu filho para estudar nesta zona tem que ficar sem receber mesmo profissionais que não prestam, abaixo o meu desprezo para a unimesp e escola cig.