quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ANHANGUERA GUARULHOS REALIZA DEMISSÃO EM MASSA

A chegada do grupo Anhanguera educacional à cidade (que comprou a faculdade Torricelli) já demonstra a prática conhecida por professores e alunos de outras regiões.
Na semana passada, realizamos uma reunião com representantes da instituição. Questionamos sobre a possibilidade de eventuais demissões e obtivemos como resposta a afirmação de que, caso ocorressem demissões, elas não seriam expressivas. No entanto, só ontem soubemos que aproximadamente 20 professores – de um total de 30 - do curso de Pedagogia foram demitidos.

Outras denúncias mostram que essas demissões chegam a um número ainda maior: estão demitindo 70% dos mestres e doutores. Essa ação demonstra o perfil de educação que a Anhanguera promove: precarização da educação oferecida e das condições de trabalho. As demissões de mestres e doutores revelam que a opção desse grupo é pela otimização dos lucros, pois em seu lugar contratará especialistas com salários inferiores àqueles.

Contraditoriamente, a Anhanguera ganha páginas e páginas de informativos econômicos que dão conta de um crescimento vertiginoso, como, por exemplo, a recente compra da UniBan que, do mesmo modo, está demitindo professores em massa.

Os professores devem denunciar ao Sinpro as irregularidades e a comunidade em geral, especialmente aquela que fará curso superior, deve estar atenta à qualidade de ensino oferecida por instituições que, como esta, crescem às custas de sua precarização.

O Sinpro realizará denúncia junto ao Ministério do Trabalho contra a Anhanguera, assim como promoverá ações políticas a fim de evitar as arbitrariedades a que boa parte dos patrões do ensino superior privado estão habituados.

Estamos à disposição para esclarecimentos.

Diretoria do Sinpro Guarulhos

Charges: Laerte

10 comentários:

Anônimo disse...

a demissão tem ocorrido na região de Campinas, Rio Claro, Piracicaba etc, bem no momento em que cursos foram reconhecidos pelo MEC por causa da titulação alta de professores. É dito que seremos chamados novamente quando da volta do MEC.

Anônimo disse...

A culpa disso tudo é do MEC, que não fiscaliza os cursos reconhecidos, e ainda por cima avisam com antecedência quando irão auditar os cursos de uma instituição. Tanto papel e tanta "BURROcracia" para nada.
E ainda por cima "venderão" cursos com notas 4 ou 5, a custa dos demitidos, pois foram eles quem obtiveram essas notas para a instituição.
Mais uma vez neste país, os que tem grana podem tudo...

Anônimo disse...

a coordenação comenta que a aulas serão de segunda a quarta somente com o resto dos dias à distância e contratação de recém-formados para substituir mestres e doutores

Anônimo disse...

Segundo o presidente da anhanguera (ex do google) até segunda ordem,nenhum mestre ou doutor poderá entrar em sala de aula no ano de 2012. Indagado sobre possíveis visitas do MEC: "Pagaremos um bom hotel e um bom rodízio para estes e está tudo resolvido".

Anônimo disse...

Eu como aluna da Anhanguera Guarulhos, estou revoltada. Antes voltasse a ser Faculdades Integradas Torricelli, pois nunca houve isso, além do que havia ensino de qualidade, a maioria dos professores eram mestres e doutores. A Anhanguera chegou dizendo que tudo ia melhorar... mas cadê? SÓ PIOROU! Falta equipamentos nos laboratórios, inclusive no de nutrição - Os professores e a coordenação se esforçam ao máximo para pelo menos poderem darem uma aula digna para nós, porém a falta ESTRUTURA / EQUIPAMENTOS BÁSICOS comprometem a qualidade das aulas. Foram demitidos os melhores professores da faculdade - Já até chorei por causa da demissão de alguns professores. O que adianta a Anhanguera sair comprando um monte de faculdades/universidades para ser a maior universidade da América Latina mas oferecer um ensino de péssima qualidade e cursos com precária estrutura??? Os professores tem sim que denunciar essa MERDA que tem por nome de Anhanguera - e o MEC fazer suas devidas ações.

REALIDADE disse...

O que ocorreu é um FATO! os professores especialistas que chegarão, ganharão um salário que equivale a um salário de professor do ensino médio (escola pública), por esse motivo, somente pessoas que estão no fundo do poço ou quem acabou de se formar irá aceitar essa humilhação. Cabe aos ALUNOS da anhanguera fazer alguma coisa, não adianta ficar reclamando e falando mal da instituição, isso não vai mudar nada, eles continuam ganhando o dinheiro que vocês estão pagando! (Vocês estão FINANCIANDO este absurdo).
O poder público e o MEC fecham os olhos com dinheiro, não sonhem com um ensino melhor se a Anhanguera está comprando todas as faculdades que eles podem...
ACORDEM, PULEM DESSE BARCO ANTES QUE ELE AFUNDE!

Anônimo disse...

"ACORDEM, PULEM DESSE BARCO ANTES QUE ELE AFUNDE!"

Acredito que é o desejo de todos os alunos da ANHAMERDA.
Porém uma boa parte dos alunos da ANHAMERDA são bolsistas pelo PROUNI. E as outras faculdades não aceitam transferência quando o aluno já está no 2º semestre adiante.

Anônimo disse...

Esta Anhanguera está um absurdo mesmo, me formei no final de 2011 e até agora não tenho minhas todas as minhas notas no sistema, como saber se fiquei de exame? Se arrumar um emprego então não poderei nem entregar um documento comprovando pois não temos boletim... É um absurdo..

Anônimo disse...

A razao de tudo

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/63816_NOTAS+VERMELHAS+NA+ANHANGUERA

Anônimo disse...

Boa noite ! Gostaria que vocês me mandassem a lista dos professores do curso de Letras que foram demitidos.

grato !