Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino
(Lei 11.645)
Objetivos Específicos: possibilitar uma compreensão inicial acerca de formas de abordagens e conceitos relativos à História e Cultura Indígena; potencializar a aplicação da Lei 11.645/2008; discutir aspectos dos PCNs, acompanhando semelhanças e diferenças entre ensino indígena e ensino da História e Cultura Indígena; incentivar a pesquisa e o estudo da temática indígena na área de história, ensino, memória, identidade, oralidade, territorialidade, religião/religiosidade e cultura.
Metodologia: É um curso de natureza histórico sociocultural relacionando aos saberes tradicionais, pesquisa, ensino da história e cultura dos povos indígenas brasileiros, destacando sua diversidade étnica e possibilidades de abordagens. As aulas serão conceituais, expositivas e dialogadas, contando e com a participação dos inscritos e utilização de material audiovisual no sentido de diferentes fontes para discussão (textos, dados, fotografias, plantas, gravuras, pinturas, depoimentos, músicas e vídeos).
Participantes: O curso é aberto para todas as pessoas interessadas em discutir, estudar, pesquisar e lecionar história e cultura indígena, não existindo exigência quanto ao grau de graduação. A única exigência é o interesse na temática em estudo.
Datas/Horários:
17/03/2012 - manhã: das 8:30h até 12:30h / tarde: das 13:30h até 16:30h.
18/03/2012 (Opcional) - Estudo de Campo das 14:00h até 17:30h, no Centro Antigo da Cidade de São Paulo ou junto a uma das Comunidades Indígenas de São Paulo.
Local: Sinpro Guarulhos - Rua Maria Lucinda, nº 53, Vila Zanardi.
Inscrições: carlos.josee@uol.com.br
Informações: (73) 9194-098/ (11) 8126-6186.
Facebook: Libertad Volant
Valor do Curso: 100,00 reais (Professores/Estudantes); 120,00 reais (Público em Geral).
Forma de Pagamento:
- Pagamento a vista: 17/03/2012 (dinheiro ou cheque);
- Pagamento pré-datado: até o dia 06/04/2012;
- Parcelado em duas vezes: 17/03/2012 e 06/04/2012;
No valor do Curso estão inclusos:
- CD contendo fotografias, plantas, gravuras, pinturas, textos, dados, músicas, depoimentos e vídeos sobre História e Cultura Indígena;
- Estudo de Campo no Centro Antigo da Cidade de São Paulo ou junto a uma das Comunidades Indígenas de São Paulo;
- Certificados fornecidos pelo SINPRO-Guarulhos e pelo Prof. Dr. Carlos José F. Santos. Carga Total 30h/a: 20 h/a (teóricas/conceituais e estudo de campo) e 10 h/a de estudos/pesquisa resultantes.
MÓDULOS DO MINICURSO:
Histórias e Culturas Indígenas: Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino (Lei 11.645)
APRESENTAÇÃO:
A importância do estudo sobre a História e Cultura Indígena;
MÓDULO I:
Conceitos Iniciais: a palavra índio
- História como um conhecimento construído;
- Cultura e suas variações;
- Espaço, território e lugar;
- Etnia, Religião/Religiosidade;
- História, Memória e Oralidade;
MÓDULO II
De Terra de Índios à “invenção” do Brasil: o caso de São Paulo
- Presença Indenitária Indígena;
- O “achamento do Brasil”: paraíso e inferno;
- Aldeias e Aldeamentos: imposições, resistências e/ou reelaboração – demônios e querubins;
- São Paulo também é terra de índio;
MÓDULO III:
Encontros, Desencontros e Estranhamento: quem é índio?
- O que significa ser índio na Brasil?
- Índios isolados, em áreas de contato e na cidade;
- O que fazer no “dia do índio”?
- Ensino indígena e ensino da história indígena.
(OPCIONAL) ESTUDO DE CAMPO AO CENTRO ANTIGO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Roteiro:
- Páteo do Colégio: Museu e Marquete da cidade colonial (dois reais e cinquenta centavos a entrada - estudantes e professores);
- Solar da Marquesa;
- Prédios de Ramos de Azevedo;
- Região da Antiga Catederal;
- Catedral e Praça da Sé;
- Igreja de São Gonçalo;
- Igreja dos Enforcados e Praça da Liberdade;
- XV de Novembro/Direita/São Bento (antigo Triângulo central)
– localização da Antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos;
- Anhangabaú/Correio/Chá;
- Paissandú – Igreja do Rosário;
- República;
- Rua Maria Antônia/Rua Maranhão
OU
JUNTO A UMA DAS COMUNIDADES INDÍGENAS DA CIDADE DE SÃO PAULO E SUA REGIÃO METROPOLITANA
(OBS.: o roteiro pode sofrer alterações)
Sobre o Organizador/Professor do Minicurso: Carlos José F. Santos
- Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz/Ilhéus/BA;
- Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - FAU/USP, Mestre em História pela PUC/SP e Graduado em História pela UNESP;
- Autor dos Livros: Nem Tudo Era Italiano - São Paulo e pobreza (1890-1915) (Annablume/FAPESP, 2006 – em 3a. Edição); e Identidade Urbana e Globalização - A formação dos múltiplos territórios em Guarulhos/SP(Annablume/SINPRO, 2006);
- Coautor e Capítulos dos Livros: Da soCIeDADE moderna à pós-moderna no Brasil: permanências e mudanças urbanas, séculos XX e XXI (Annablume/FAPESP, 2011); Recado aos Nossos Ancestrais – Memórias das Relações entre a Comunidade e o Patrimônio – Igreja/Lago do Rosário dos Homens Pretos na Penha/SP (MCP/Governo do Estado de São Paulo, 2011); Nossa Vida, Nossa Luta: Sindicato dos Condutores de São Paulo - 1989/1991 (Sindicato dos Condutores/M.G.C, 1991); Revista Memória Energia - n.28. (Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, 2001);
- Coordenador do Subprojeto de História PIBID-CAPES-UESC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência CAPES-UESC) junto à Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença-EEITO;
- Organizador do Seminário de História Indígena – Índio Caboclo Marcelino: História, Cultura e Luta dos Povos Indígenas no Brasil e América Latina;
- Assessor/Consultor Acadêmico e Científico junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie; Consultor ad hoc da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC;
- Ex-Professor Substituto/Adjunto da Universidade Estadual Paulista-UNESP-Marília e da Universidade Estadual de Londrina-UEL; Ex-Professor do UNIFMU, Faculdades de Guarulhos-FIG, Faculdade das Américas-FAM, UNIABC e Unicastelo;
- Organizador/Coordenador do Núcleo do Patrimônio Cultural, Arquivo Histórico e do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura Municipal de Guarulhos (2002-2006); Organizador do Museu Amélia Amado em Itabuna (2010-2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário