segunda-feira, 12 de março de 2012

Minicurso:

HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS
Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino
(Lei 11.645)



Objetivo Geral: Estudar, conhecer e refletir acerca de dimensões da História e Cultura Indígena brasileira, tendo como recorte mais específico a cidade de São Paulo e sua região metropolitana, procurando incentivar pesquisa, constituir relações com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e com a aplicação da Lei 11.645/2008 - que “estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Objetivos Específicos:
possibilitar uma compreensão inicial acerca de formas de abordagens e conceitos relativos à História e Cultura Indígena; potencializar a aplicação da Lei 11.645/2008; discutir aspectos dos PCNs, acompanhando semelhanças e diferenças entre ensino indígena e ensino da História e Cultura Indígena; incentivar a pesquisa e o estudo da temática indígena na área de história, ensino, memória, identidade, oralidade, territorialidade, religião/religiosidade e cultura.

Metodologia:
É um curso de natureza histórico sociocultural relacionando aos saberes tradicionais, pesquisa, ensino da história e cultura dos povos indígenas brasileiros, destacando sua diversidade étnica e possibilidades de abordagens. As aulas serão conceituais, expositivas e dialogadas, contando e com a participação dos inscritos e utilização de material audiovisual no sentido de diferentes fontes para discussão (textos, dados, fotografias, plantas, gravuras, pinturas, depoimentos, músicas e vídeos).

Participantes:
O curso é aberto para todas as pessoas interessadas em discutir, estudar, pesquisar e lecionar história e cultura indígena, não existindo exigência quanto ao grau de graduação. A única exigência é o interesse na temática em estudo.

Datas/Horários:

17/03/2012 - manhã: das 8:30h até 12:30h / tarde: das 13:30h até 16:30h.

18/03/2012 (Opcional) - Estudo de Campo das 14:00h até 17:30h, no Centro Antigo da Cidade de São Paulo ou junto a uma das Comunidades Indígenas de São Paulo.

Local: Sinpro Guarulhos - Rua Maria Lucinda, nº 53, Vila Zanardi.

Inscrições: carlos.josee@uol.com.br

Informações: (73) 9194-098/ (11) 8126-6186.

Facebook: Libertad Volant

Valor do Curso: 100,00 reais (Professores/Estudantes); 120,00 reais (Público em Geral).

Forma de Pagamento:

- Pagamento a vista: 17/03/2012 (dinheiro ou cheque);

- Pagamento pré-datado: até o dia 06/04/2012;

- Parcelado em duas vezes: 17/03/2012 e 06/04/2012;

No valor do Curso estão inclusos:

- CD contendo fotografias, plantas, gravuras, pinturas, textos, dados, músicas, depoimentos e vídeos sobre História e Cultura Indígena;

- Estudo de Campo no Centro Antigo da Cidade de São Paulo ou junto a uma das Comunidades Indígenas de São Paulo;

- Certificados fornecidos pelo SINPRO-Guarulhos e pelo Prof. Dr. Carlos José F. Santos. Carga Total 30h/a: 20 h/a (teóricas/conceituais e estudo de campo) e 10 h/a de estudos/pesquisa resultantes.

MÓDULOS DO MINICURSO:

Histórias e Culturas Indígenas: Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino (Lei 11.645)


APRESENTAÇÃO:

A importância do estudo sobre a História e Cultura Indígena;


MÓDULO I:

Conceitos Iniciais: a palavra índio

- História como um conhecimento construído;

- Cultura e suas variações;

- Espaço, território e lugar;

- Etnia, Religião/Religiosidade;

- História, Memória e Oralidade;


MÓDULO II

De Terra de Índios à “invenção” do Brasil: o caso de São Paulo

- Presença Indenitária Indígena;

- O “achamento do Brasil”: paraíso e inferno;

- Aldeias e Aldeamentos: imposições, resistências e/ou reelaboração – demônios e querubins;

- São Paulo também é terra de índio;


MÓDULO III:

Encontros, Desencontros e Estranhamento: quem é índio?

- O que significa ser índio na Brasil?

- Índios isolados, em áreas de contato e na cidade;

- O que fazer no “dia do índio”?

- Ensino indígena e ensino da história indígena.


(OPCIONAL) ESTUDO DE CAMPO AO CENTRO ANTIGO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Roteiro:

- Páteo do Colégio: Museu e Marquete da cidade colonial (dois reais e cinquenta centavos a entrada - estudantes e professores);

- Solar da Marquesa;

- Prédios de Ramos de Azevedo;

- Região da Antiga Catederal;

- Catedral e Praça da Sé;

- Igreja de São Gonçalo;

- Igreja dos Enforcados e Praça da Liberdade;

- XV de Novembro/Direita/São Bento (antigo Triângulo central)

– localização da Antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos;

- Anhangabaú/Correio/Chá;

- Paissandú – Igreja do Rosário;

- República;

- Rua Maria Antônia/Rua Maranhão

OU

JUNTO A UMA DAS COMUNIDADES INDÍGENAS DA CIDADE DE SÃO PAULO E SUA REGIÃO METROPOLITANA

(OBS.: o roteiro pode sofrer alterações)

Sobre o Organizador/Professor do Minicurso: Carlos José F. Santos

- Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz/Ilhéus/BA;

- Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - FAU/USP, Mestre em História pela PUC/SP e Graduado em História pela UNESP;

- Autor dos Livros: Nem Tudo Era Italiano - São Paulo e pobreza (1890-1915) (Annablume/FAPESP, 2006 – em 3a. Edição); e Identidade Urbana e Globalização - A formação dos múltiplos territórios em Guarulhos/SP(Annablume/SINPRO, 2006);

- Coautor e Capítulos dos Livros: Da soCIeDADE moderna à pós-moderna no Brasil: permanências e mudanças urbanas, séculos XX e XXI (Annablume/FAPESP, 2011); Recado aos Nossos Ancestrais – Memórias das Relações entre a Comunidade e o Patrimônio – Igreja/Lago do Rosário dos Homens Pretos na Penha/SP (MCP/Governo do Estado de São Paulo, 2011); Nossa Vida, Nossa Luta: Sindicato dos Condutores de São Paulo - 1989/1991 (Sindicato dos Condutores/M.G.C, 1991); Revista Memória Energia - n.28. (Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, 2001);

- Coordenador do Subprojeto de História PIBID-CAPES-UESC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência CAPES-UESC) junto à Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença-EEITO;

- Organizador do Seminário de História Indígena – Índio Caboclo Marcelino: História, Cultura e Luta dos Povos Indígenas no Brasil e América Latina;

- Assessor/Consultor Acadêmico e Científico junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie; Consultor ad hoc da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC;

- Ex-Professor Substituto/Adjunto da Universidade Estadual Paulista-UNESP-Marília e da Universidade Estadual de Londrina-UEL; Ex-Professor do UNIFMU, Faculdades de Guarulhos-FIG, Faculdade das Américas-FAM, UNIABC e Unicastelo;

- Organizador/Coordenador do Núcleo do Patrimônio Cultural, Arquivo Histórico e do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura Municipal de Guarulhos (2002-2006); Organizador do Museu Amélia Amado em Itabuna (2010-2011).

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