quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MOÇÃO DE APOIO

À LUTA PELA RETOMADA DAS TERRAS TRADICIONAIS DO POVO TUPINAMBA DE OLIVENÇA – SUL DA BAHIA

O Sindicato dos Professores e Professoras de Guarulhos – SINPRO-GUARULHOS, declara apoio e considera justa a luta do Povo Tupinambá de Olivença  pela retomada das terras tradicionais.
Consideramos fundamental que as terras sejam imediatamente demarcadas e  entendemos que já deveriam estar em poder do povo Tupinambá, sem necessidade  de processo ou de julgamento, eles são os donos da terra, porque são ancestrais, estão por aqui antes da “invenção do Brasil”. Os outros é que são os invasores.

Os povos indígenas  têm  suas terras espoliadas há 512 anos, os povos originários são constantemente violados em todos os seus direitos, são violados em sua cultura, sofrem todo o tipo de preconceito e são ameaçados diariamente por interesses  promovidos pela ganância capitalista, que pretende tomar suas terras para fazer pasto,  plantar soja, cana ou o que seja, para encher mais ainda suas contas bancárias.

O povo Tupinambá de Olivença deve RETOMAR  suas terras e viver com sua cultura. Esse é um direito legitimo, não só porque é legal do ponto de vista jurídico, é legal porque estão lá há mais de 500 anos, tem posse e  precisam da terra, porque a TERRA É MÃE, lá estão plantados seus guerreiros, lá estão os espíritos, essa terra não é para produzir é para prover.

O SINPRO-GUARULHOS, repudia veementemente a violência cometida contra o Povo Tupinambá de Olivença e,

-  Exige que suas terras sejam imediatamente demarcadas.

-  Exige que se faça à imediata desintrusão da área indígena.

-  Exige que cesse imediatamente qualquer ação que coloque em risco o Povo Tupinambá de Olivença.

-  Exige que seus direitos sejam amplamente respeitados.

Estar junto com o POVO TUPINANBÁ é parte da nossa luta pela emancipação humana, pelo fim da exploração, por nossa dignidade. Essa não é uma luta dos indígenas, é uma luta de todos que creem na construção de outro mundo, sem explorados e livre.   
 
Diretoria do Sinpro Guarulhos

Nenhum comentário: