terça-feira, 2 de outubro de 2012

UNIESP/FACIG ATRASA PAGAMENTO


A UNIESP adquiriu a FACIG no final do primeiro semestre desse ano e desde a aquisição ainda não pagou salários, nem férias dos professores. Tudo indica que os problemas tendem a se intensificar.

O Sinpro Guarulhos após receber as primeiras denúncias de atraso nos pagamentos de salários e das férias, convocou a instituição para uma reunião a fim de solucionar – por meio do diálogo – os problemas que os docentes e os alunos estão enfrentando. Os representantes da instituição, por seu turno, pediram adiamento da reunião e só na última segunda feira (24 de setembro) estiveram no Sinpro, alegando não ter trazido a documentação solicitada devido aos vários problemas relativos à  transição de FACIG para UNIESP. Apesar disso afirmaram convictamente que todos os pagamentos tinham sido efetuados.

Solicitamos então que no prazo de duas semanas nos apresentassem todos os comprovantes de pagamento e demais documentos da nova instituição. Contudo, não tardou  para que a farsa fosse revelada: professores que contataram o Sinpro logo após a reunião desmentiram a informação de que os pagamentos tinham sido efetuados.

É importante destacar que o Sinpro Guarulhos desde sua fundação tem denunciado e orientado os docentes a não aceitarem qualquer outra modalidade de contratação no ensino privado que não seja celetista, sobretudo as contratações por meio de fraudocooperativas, como era o caso da quase totalidade dos docentes na FACIG. Por isso a UNIESP alega que os pagamentos das férias não são de sua responsabilidade e sim da cooperativa, muito embora haja professores contratados também por regime de CLT.


O histórico da UNIESP em outras regiões do estado demonstra que educação e respeito aos trabalhadores não são prioridades em sua administração e, nesse cenário, pagam a conta os professores e os alunos. É sintomático o volume de denúncias e reclamações de alunos no “reclame aqui”, aliás uma busca rápida sobre a UNIESP Guarulhos e nos deparamos com uma avalanche de notícias negativas a respeito dessa instituição.

Entendemos que é necessário estarmos organizados e mobilizados para fazer frente aos ataques aos direitos dos professores e alunos que a UNIESP, em tão pouco tempo, promoveu. Por isso, solicitamos aos docentes que entrem em contato com o Sinpro Guarulhos e apresentem suas demandas, diante disso poderemos  conjuntamente decidir quais medidas serão adotadas para frear os abusos dessa instituição.

Leia aqui a última matéria a respeito da UNIESP publicada em nosso site.


Professores não fiquem só. Fiquem sócios. Juntos podemos mais.

Sindicato é pra lutar!

Nenhum comentário: