segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Campanha Salarial 2015: Venha construir a pauta de reivindicações do Ensino Superior e do Sesi/Senai

A Campanha Salarial do Ensino Superior e do Sesi e Senai deve começar nas próximas semanas. E para construir a pauta de reivindicações que será apresentada aos patrões, a Fepesp acaba de lançar a consulta virtual no site www.campanhasalarialfepesp.com.br. A consulta não leva mais do que alguns minutos para ser respondida e a identidade de todos os participantes será preservada.

A Campanha Salarial é um momento estratégico para lutar pela melhoria das condições de trabalho e por salários mais justos. Este ano serão assinadas as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) do Ensino Superior e do Sesi/Senai, que definem o percentual de reajuste salarial a ser aplicado nessas instituições nos próximos dois anos. Uma Campanha Salarial forte, com a categoria mobilizada, é fundamental para pressionar os patrões e conquistar direitos.

É importante lembrar que a data-base acontece num momento em que, após anos de ampliação no número de empréstimos estudantis concedidos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (Fies), o Governo Dilma acaba de endurecer as regras para o acesso ao fundo. A portaria nº 21, publicada em dezembro passado, estabeleceu uma nota mínima no Enem para que o estudante possa se valer do financiamento, o que deve limitar o repasse de verba às instituições privadas. 

Com a nova regra, as ações de grandes grupos educacionais como Kroton, Estácio, Ser Educacional e Anima, até então as empresas mais lucrativas no mercado financeiro nacional, despencaram em até 15%. Dessa forma, não será nenhuma surpresa caso o sindicato patronal se utilize dessa nova realidade para justificar o arrocho salarial aos professores. Ora, mesmo quando o setor estava em ascensão, as mantenedoras insistiam em propor reajustes muito aquém das reivindicações da categoria. O que está em jogo, na verdade, é o lucro dos patrões.

Participe da consulta virtual!

O prazo para responder o questionário é 05/02 (para os professores do Sesi/Senai) e 08/02 (para os professores do ensino superior privado). Encerrada essa primeira etapa, os resultados serão divulgados nas assembleias de cada setor. A assembleia do Sesi/Senai acontece no dia 07/02 (sábado), aqui no Sinpro Guarulhos. A assembleia dos professores do Ensino Superior ainda não tem data para acontecer. Fique ligado e mobilize seus colegas de trabalho!


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Professores da FIG-Unimesp e Colégio Integrado começam o ano no vermelho

Pendências envolvendo o pagamento da segunda parcela do 13º salário e os vencimentos referentes ao mês de dezembro afetam professores de pelo menos uma faculdade e um colégio da cidade.

Professores da FIG-Unimesp, que entraram em greve no último mês de novembro para reivindicar o pagamento de salários em atraso, PLR e férias começaram o ano no vermelho. De acordo com informações repassadas ao Sinpro Guarulhos, além de não terem recebido a segunda parcela do 13º salário, que deveria ter sido paga até o dia 20 de dezembro, os docentes também não receberam os vencimentos referentes ao mês de dezembro, cujo depósito deveria ter sido realizado ontem. Os professores do Colégio Integrado também estão com os salários em atraso.

Devido ao recesso escolar, ainda não foi possível apurar se todos os docentes das duas instituições encontram-se na mesma situação.

Os representantes da FIG e do Colégio Integrado ainda não retornaram as ligações do Sinpro Guarulhos para prestar qualquer esclarecimento.