quarta-feira, 5 de maio de 2010

Resposta à Notificação Extra-Judicial encaminhada em 04 de maio de 2010

Na última terça-feira foi protocolada no Sinpro uma notificação extra-judicial da Sindicooperativas (Sindicato das Cooperativas do Estado de São Paulo, sub-sede Leste), assinada por Inácio Junqueira Moraes Junior, também presidente da Cenacope (Central Nacional das Cooperativas dos Profissionais da Educação). O documento solicita a retirada da matéria "Fraudocoopeativas lesa trabalhadores" que divulgamos em nosso site, apelando para o "bom senso" e contando com nossa "pronta consciêntização".
Leia aqui a resposta que encaminhamos tanto à Cenacope como ao Sindicooperativas a respeito da notificação:

Você deve rezar pelo bem do patrão
e esquecer que está desempregado
(...)
Você deve aprender a baixar a cabeça
E dizer sempre: "Muito obrigado"

(Gonzaguinha)

O Sinpro Guarulhos desde sua fundação em 2001 adotou uma prática combativa diante dos desmandos cometidos contra os direitos dos trabalhadores. Desde aquele período que a contratação de professores por meio de cooperativas é responsável por expressivo volume de denúncias de docentes que se sentem lesados com tal prática.
O nosso sindicato é signatário de um tipo de sindicalismo combativo e atuante na defesa dos interesses da classe trabalhadora, em especial, dos professores. Nesse sentido, não podemos nem iremos compactuar com qualquer tipo de estratégia que, sob o pretexto de diminuir o índice de desemprego, tem se valido de uma conjuntura extremamente desfavorável para os trabalhadores, a fim de suprimir direitos duramente conquistados.
Nosso posicionamento contrário ao cooperativismo no âmbito da educação está fundamentado também numa série de pareceres jurídicos favoráveis a opinião que defendemos. Das aproximadas vinte e cinco ações que tramitam na Justiça do Trabalho, já ganhamos em primeira instância 23. Além disso, o posicionamento da Gerência Regional do Trabalho em Guarulhos também tem encetado a necessidade de reprimir tal forma de contratação.
É de espantar que o Sindicooperativas e a Cenacoope ainda insistam em pressionar – ou até mesmo tentar intimidar - o Sinpro Guarulhos no sentido de nos dissuadir do posicionamento político que temos. A “exigência” para que retiremos do nosso site matéria intitulada Fraudocooperativa lesa trabalhadores é descabida, pois o Sinpro Guarulhos se vale dos meios que têm, entre eles o site, para divulgar assuntos de interesse da categoria.
Ademais, um diálogo franco, como proposto inicialmente pelos representantes do Sindicooperativas, não significa, em nenhuma hipótese, que aceitamos e/ou acatamos o posicionamento defendido por estas entidades. Divergimos explicitamente daqueles que defendem a contratação de professores através de cooperativas e não nos furtamos a qualquer diálogo, desde que a pauta não seja a retirada de direitos dos professores.
A defesa dos direitos adquiridos, tanto quanto sua ampliação, é dever legítimo de todo sindicato comprometido com a categoria que representa, assim como da luta geral dos trabalhadores - e é nesse princípio que estão fundamentadas as ações do Sinpro Guarulhos.
Reafirmamos integralmente o conteúdo da matéria referida, destacamos sua relevância e atualidade. Se ainda assim os representantes da Cenacoope e Sindicooperativas insistirem em adotar “medidas judiciais cabíveis”, entendemos que a Justiça deve se pronunciar diante de impasses, mas jamais servir como instrumento de ameaça e intimidação por parte de quem quer que seja.
Curiosamente o mesmo Sr. Inácio assina ambas as correspondências enviadas ao Sinpro Guarulhos, uma como Presidente do Ramo do Trabalho do Sindicooperativas e outra como Presidente da Cenacoope, trata-se sem dúvida de um caso bastante peculiar!
Por fim, destacamos que a epígrafe da canção de Gonzaguinha ilustra, com profunda ironia, o comportamento geral que não deve ser esperado por parte da diretoria do Sinpro Guarulhos.

Atenciosamente,

Andréa L. Harada Sousa
Presidente - Pela diretoria do Sinpro Guarulhos

Nenhum comentário: