terça-feira, 8 de maio de 2012

Anhanguera atrasa novamente o pagamento dos professores, mas tem lucro de 33,5% no primeiro trimestre!

Quem paga essa conta?!

A chegada da Anhanguera Educacional no município – por meio da aquisição das Faculdades Integradas Torricelli – trouxe inúmeros problemas para  professores e alunos da instituição: demissão em massa de professores no final de 2011, alteração da grade horária e do currículo, redução de jornada, diminuição do período letivo e, o mais grave, atrasos e erros absurdos nos pagamentos dos salários de professores e professoras.
A negligência com que a Anhanguera Educacional vem tratando esses problemas provoca indignação nos docentes da Faculdade e no sindicato.
O Sinpro Guarulhos convocou uma reunião com os representantes da Anhanguera em março, na qual eles se comprometeram que não haveria mais atrasos ou erros nos pagamentos e afirmaram  que o problema enfrentado pelos professores no início do ano foi sazonal  e já havia sido corrigido. No entanto, neste mês novamente os pagamentos vieram com erros. Grande parte dos professores está recebendo 50% do valor devido e já não há mais condições de admitir essa situação, tampouco acreditar no compromisso que os representantes da instituição assumem, seja com os professores, seja com o sindicato... Porque não cumprem!!
O jornal O Estado  de São Paulo de hoje traz a seguinte matéria:

Lucro da Anhanguera cresce 33,5% no 1º trimestre
07 de maio de 2012 | 9h 27
REUTERS
A Anhanguera Educacional viu seu lucro saltar 33,5 por cento no primeiro trimestre sobre um ano antes, para 62 milhões de reais, informou a companhia nesta segunda-feira.
A receita líquida da empresa avançou 36,7 por cento de janeiro a março na comparação anual, para 417,7 milhões de reais.
Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) cresceu 20 por cento, somando 109,4 milhões de reais no primeiro trimestre.
Um dos destaques da companhia foi a geração de caixa após investimentos, que registrou crescimento de 229,4 por cento ano a ano, para 49,8 milhões de reais.
"A Anhanguera Educacional inicia o ano de 2012 focada na continuidade da melhoria dos fundamentos de seu modelo de negócios, com destaque para mais um bem sucedido processo de vestibular — que a levou a superar a marca de 444 mil alunos matriculados — bem como para a geração de caixa após investimentos, visando a redução do endividamento da companhia", disse a empresa em comunicado. (Por Sérgio Spagnuolo; edição Diogo Ferreira Gomes)
Fonte: www.estadao.com.br

Parece provocação: no primeiro trimestre de 2012 a Anhanguera teve lucro de 33,5%!!!! Ao passo que nesse mesmo período os professores da instituição tiveram enormes prejuízos,  já que não conseguem arcar com suas responsabilidades financeiras, justamente porque não recebem salários de forma correta. Vale dizer que os salários praticados pela Anhanguera –Torricelli já são indecentes, se considerarmos as condições de trabalho, conseguiremos entender como a Anhanguera consegue um lucro tão expressivo... ele só pode ser justificado com a exploração dos trabalhadores e trabalhadoras !!!
Ora, uma empresa do porte da Anhanguera Educacional que tem dado grande contribuição para fazer da educação que oferece uma mercadoria, somado à evidente  legitimidade que o MEC e o governo federal lhe conferem – não pode ter uma prática tão lesiva aos professores e alunos. É urgente a exigência de que a Instituição responda às demandas dos professores e do sindicato, pois o crescimento de conglomerados educacionais, como a Anhanguera,  nos coloca diante de um quadro extremamente nocivo aos trabalhadores e à educação.

Diante da dificuldade em estabelecer – por meio do diálogo – uma solução efetiva para enfrentar os problemas que os docentes têm vivenciado, consideramos que só a mobilização e a greve poderão garantir o respeito aos direitos dos professores!

Se não regularizar, vamos parar!!!!

Um comentário:

Fábio Villani disse...

Sou professor da Anhanguera e acho a situação vergonhosa. É irritante ver na TV a propaganda sobre as maravilhas da Anhanguera e verificar que nos bastidores " a coisa não é bem assim"... Lamentavel.
Fábio Villani