sexta-feira, 11 de maio de 2012

Arbitrariedade no Colégio Torricelli

Tentamos hoje panfletar no colégio em questão o boletim abaixo, mas a instituição indevidamente tomou os panfletos do representante do sindicato. Segundo relatos de professores, os boletins entregues foram rasgados e a instiuição ameaçou demitir aqueles que desobedecessem.  
 
Colégio Torricelli 
Passando por cima dos nossos direitos 

Em março deste ano recebemos denúncias de que o Colégio Torricelli não estava pagando hora-extra e nem hora-atividade aos professores, sendo que ambos são direitos garantidos pela Convenção Coletiva da nossa categoria. Diante disso, nós do sindicato dos professores de Guarulhos (Sinpro) convocamos representantes da instituição para uma Tentativa Direta, a fim de regularizar a situação.

Muitos dias depois, os representantes compareceram e, na reunião, foi constatado que realmente não havia o pagamento de horas extras (o colégio se utilizava do sistema de banco de horas para não remunerar as atividades ocorridas fora do horário habitual de aula, o que é ilegal para nossa categoria), porém, nos holerites apresentados, a hora-atividade era concedida para os professores de todos os segmentos.

Dias depois, recebemos cópias de holerites de professores da instituição que comprovam o não pagamento da hora-atividade para os que lecionam na educação infantil. Com isso, ficamos diante de um impasse, pois a instituição nega a irregularidade em flagrante conflito com os documentos apresentados.

Além disso, na mesma reunião, constatamos também que a escola paga ao menos 6 valores diferentes de hora-aula para os professores que lecionam nos ensinos fundamental II e médio, o que fere mais uma cláusula da nossa Convenção - aquela que estabelece a isonomia salarial de quem exerce a mesma função numa mesma empresa. Informamos o colégio que seria necessário efetuar a equiparação salarial em cada nível de ensino, sem rebaixar o salário de nenhum professor, mas o colégio se recusou a tal determinação e, desde então, não apresentou nenhuma satisfação nem ao sindicato, nem aos professores.

Diante disso, acreditamos ser necessário denunciar o desrespeito que o Colégio Torricelli vem demonstrando aos professores, quando deliberadamente passa por cima da nossa Convenção Coletiva e, dessa forma, passa por cima também de toda nossa categoria. Queremos nossos direitos respeitados já!

Nós, do Sinpro, exigimos o pagamento adicional de hora-atividade para todos os professores e a equiparação salarial de para todos aqueles que recebem faixas salariais inferiores a outros colegas.

Sindicato é pra lutar!

Nenhum comentário: