segunda-feira, 11 de junho de 2012

E na Figuinha...

Professores e Professoras,

Na sexta-feira, 01/06/2012, conforme agendamento anterior foi realizada na sede do sindicato reunião para tratar dos problemas relacionados à pauta (atraso nos pagamentos dos salários, atraso no pagamento das férias e multas). 

No dia anterior, fomos comunicados de que o compromisso assumido na última reunião não seria cumprido (apresentação dos recibos de férias e proposta de pagamento das multas), uma vez que havia ocorrido uma troca de representante para acompanhar esta negociação.

Cabe ressaltar, no entanto, que no intervalo entre uma reunião e outra houve uma situação constrangedora para o Sindicato, já que nosso diretor, José Luiz da Silva, foi chamado a dar explicações sobre os encaminhamentos que já haviam sido esclarecidos quando da primeira reunião, numa circunstância bastante estranha ao procedimento que nós, do Sinpro Guarulhos, adotamos. A reunião a que nosso diretor foi chamado contava com a presença da mantenedora, de alguns coordenadores e de outros representantes da instituição e tinha o objetivo de inquirir o professor sobre o teor das reclamações TRABALHISTAS que encaminhamos e mais alguma insinuação sobre o futuro da instituição e do professor diretor do sindicato. 

Diante disso, consideramos que esse ato caracterizava prática anti-sindical  e exigimos uma retratação por parte da instituição, por entendermos que nenhum professor pode ser constrangido, ou ainda coagido, porque exigiu o cumprimento de seus direitos. Além disso,  o Sinpro Guarulhos no exercício das atribuições que lhe cabe estava conduzindo a negociação de forma transparente, atendendo, inclusive,  ao prazo que foi solicitado pela instituição. Não houve qualquer truculência por parte do sindicato. 

Nesse contexto, a Dra. Roberta, porta-voz e representante jurídica da AEPK, assumiu conosco o compromisso de encaminhar nesta semana a retratação da instituição, que faremos divulgar imediatamente após o recebimento. Assegurou, ainda, que a partir de junho os salários serão creditados no prazo legal (quinto dia útil de cada mês), o que devolve um direito aos docentes da instituição.

Quanto aos recibos de férias e as multas, ficou acertado o prazo do dia 12 de junho para que encaminhem ao sindicato os comprovantes de pagamento, de posse dessas informações faremos o levantamento dos dias de atraso e valores devidos aos professores para, no dia 29 de junho, ser apresentada pela instituição uma proposta de pagamento das multas.

Todas essas informações constam da ata de reunião que foi assinada por nós e pela Dra. Roberta.

Professor (a), sindicato forte se faz com a participação da categoria. Participe!

Nenhum comentário: